ACTIVE SOLUTIONS
ENDEREÇO



Rio de janeiro Av. Rui Barbosa, 388
São Francisco - Niterói - RJ

Pesquisas Periciais

MOTIVAÇÃO PARA FINS PERICIAIS

Com o advento das privatizações e a globalização da economia, deu-se início a uma onda de fusões e incorporações de empresas nunca antes vista no Brasil. Como conseqüência, a concorrência tornou-se mais acirrada e agressiva e novas técnicas de venda, nem sempre éticas, foram criadas. Com isso, surgiram diversos litígios PERICIAIS tais como: vendas casadas; propagandas enganosas; apropriações e semelhanças de marcas e patentes; sonoridade de marcas; abuso do poder econômico; venda de produtos iguais por canais de venda diferentes, com preço e vantagens distintas; questionamentos sobre o novo Código de Defesa ao Consumidor e etc... . Após ter sido contratado por inúmeras empresas com essa finalidade e em virtude do sucesso alcançado, o Instituto de Pesquisa GERP criou uma Divisão específica para esses casos. Esta ferramenta permite maior agilidade nas questões PERICIAIS, baixo custo e total segurança no trato das informações.

RAPIDEZ NA PROVA PERICIAL
Numa sociedade capitalista, a utilização de Pesquisa de Mercado como prova  pericial é mais eficiente, pois atinge o efeito – de uma maneira ou outra o  consumidor está sempre envolvido – e não a causa. Comprova, de forma  mais contundente, se houve lesão e quem foi o lesado. É executada e  concluída com rapidez e a velocidade dessa prova encurta os prazos, numa  justiça que historicamente é lenta. Aqui, um parêntesis: há aproximadamente  3 (três) anos, foi regulamentada a figura do árbitro, com a finalidade de  descongestionar a Justiça de casos que possam ser resolvidos de forma  amigável com o amparo da LEI. Nestes casos a Pesquisa como prova  pericial, funciona de maneira harmônica à luz científica da estatística, desde  que o Instituto que assine a Pesquisa seja idôneo e goze de  credibilidade inquestionável no mercado. Esta ferramenta é mais eficaz por que entra diretamente no mérito, no cerne  da questão, restando apenas os números para a perícia tradicional ou  diretamente para o contador PERICIAL. E a rapidez na conclusão de uma  pesquisa é fundamental para não dar tempo à outra parte neutralizar o efeito  do estudo.

SEGURANÇA E SIGÍLO NAS INFORMAÇÕES
Para proteção e eficiência dos resultados de um projeto de Pesquisa como prova pericial, torna-se essencial o sigilo, não só das informações, mas  ainda, do dia e de todo o processo de aplicação do questionário e, também,  do processo interno até a elaboração do relatório de análise. O respeito ao  código de ética e à seriedade no trato das informações é que dão segurança  ao projeto, uma vez o Instituto está sujeito a auditoria, desde o instrumento  de coleta de dados, seu manuseio, tabulação e critérios estatísticos. O nosso  sistema, elaborado por pessoal próprio, elimina os erros de consistência  impondo total segurança nas informações obtidas. Estabelece pré-condições,  filtros e saltos cadastrados impedindo o prosseguimento da tabulação, se não  observados. Estes procedimentos garantem a eficiência do sistema e  impossibilitam qualquer viés de fraudes.

QUALIDADE E CREDIBILIDADE
A qualidade e a credibilidade é a mesma de todos os estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa GERP, já consagrado no Brasil e no Exterior pela sua  seriedade no trato das informações e pela intransigência com relação ao  cumprimento e respeito ao Código de Ética da ANEP/ESOMAR. Como de  praxe em pesquisas GERP são coletados os dados de classificação dos  respondentes e os questionários ficam arquivados, em meios digitais, pelo  período de 02 (dois) anos conforme determina o Código de Ética da  ANEP/ESOMAR.

CUSTO X BENEFÍCIO
O mais importante no uso de uma nova ferramenta é saber usá-la. Ao  contrário do que ocorre em trabalhos periciais, a PESQUISA PERICIAL não  apresenta limitações, pois o instrumento de coleta de dados é o mesmo  utilizado em pesquisas convencionais. No entanto, para não perder o foco  principal do projeto e a relação custo benefício (velocidade x preço), deve ser  utilizado dentro da sua concepção: a pesquisa deve estar revestida de sigilo  absoluto, tem que ser aplicada em curto espaço de tempo e por isso o  questionário não deve ser longo e as perguntas devem ser, na sua maioria,  fechadas. A surpresa é peça chave nesse tipo de Pesquisa. Além da rapidez e qualidade, o preço é um fator fundamental na utilização  dessa nova ferramenta como prova pericial.  Esta ferramenta substitui  diversas tarefas onerosas em todo o Processo PERICIAL, com isso o custo de  uma Perícia é reduzido sensivelmente.

Telefones:

São Paulo: Tel.: (11) 5678-8020

Rio de Janeiro: Tel.: (21) 2516-8020 / (21) 2518-8020

Interag